quinta-feira, 9 de julho de 2015

3 Dicas Essenciais para Trabalhar com Feltro




O feltro é um material versátil, capaz de produzir peças diferenciadas para inúmeros segmentos artesanais. Por esse motivo e por vários outros, muitas pessoas amam essa matéria-prima, que se tornou indispensável na maioria dos ateliês Brasil afora. Mas, antes de começar a trabalhar com o feltro, é preciso conhecer alguns truques e segredos deste tecido antes de iniciar a produção de suas peças .
Com o intuito de te auxiliar a conhecer melhor esse material, a equipe da Revista Artesanato preparou algumas dicas e orientações para você iniciar a sua produção com o pé direito e sair na frente com peças de qualidade, como ninguém nunca viu.
Como fazer o corte perfeito no feltro


Cortar o feltro pode ser uma tarefa bastante frustrante e, por isso, é preciso ter muita atenção ao desempenhar esta tarefa, já que a costura perfeita do feltro sempre começa com um corte exato. Dessa forma, nós preparamos algumas dicas essenciais para você se guiar e não desistir ao se deparar com a primeira dificuldade na hora de cortar o tecido.
Quem nunca tentou cortar um simples círculo no feltro e terminou com uma bolinha trêmula e completamente torta? Isso é mais comum do que você imagina. Para evitar esse erro novamente, o grande truque desta etapa é produzir moldes com os formatos de corte que você precisará usar em um papel termocolante – aqueles que viram adesivo quando em contato com o calor. Cole este papel no feltro com um ferro quente e recorte-o usando o molde como guia. Após terminar de cortar, retire o papel termocolante e você terá cortes perfeitos no feltro.
Como costurar o feltro à mão


Na hora da costura, muitos artesãos optam por fazê-la à mão, uma vez que o resultado é mais detalhado e minucioso. Inclusive, alguns artesãos acreditam que a costura à mão no feltro é também mais fácil do que à máquina.
Para realizar essa tarefa é preciso escolher uma agulha mediana, pois uma muito fina pode quebrar ao tentar atravessar as camadas do feltro e uma muito grossa pode produzir buracos no tecido. Para realizar a costura à mão é preciso ter uma boa consistência de produção de pontos e calcular bem os espaçamentos. Pontos bem feitos geram um resultado atrativo, caso contrário o seu produto não terá um acabamento bonito e não chamará atenção.


Cuidados com o feltro
O feltro precisa de cuidados especiais no momento da limpeza e se esse processo for desempenhado com negligência você provavelmente danificará a sua peça, eliminando qualquer chance de recuperação. Por tratar-se de um tecido produzido com diferentes tipos de fibras prensadas, caso seja lavado à máquina ou esfregado, os seus componentes serão comprometidos e isso prejudicará o seu estado original. Por isso, sempre siga as dicas abaixo para limpar a sua peça da maneira correta:
Caso derrame algum líquido – em pouca quantidade – no feltro ou perceber que ele está com um acúmulo de bolinhas, limpe-o com um lenço umedecido.
Espere o líquido derramado no feltro secar antes de limpá-lo com lenço umedecido, caso contrário, você irá espalhar ainda mais o líquido pelo tecido.
Se achar que o líquido derramado poderá manchar o feltro, lave-o imediatamente.
Ao lavar o feltro use água fria, jogue rodelas de limão fresco na água para retirar a mancha e deixe-o secar naturalmente. Durante o processo de lavagem, nunca esfregue o feltro para não danificá-lo.


E é isso! Agora você está pronto para cuidar das suas peças de feltro com toda atenção e carinho que elas merecem!

Crédito das Fotos:
http://www.wikihow.com/Clean-Felt
http://www.everkelly.com/2011/03/tips-for-felt-sewing-projects/
http://www.doityourself.com/stry/sewing-tips-for-using-felt-fabric#b

Nenhum comentário: